Lucas Silveira é instrutor-chefe da Academia Brasileira de Armas.
ETOG, ETPP, EXPO? O que diabos significam essas siglas que designam as diferentes pontas utilizadas pelos fabricantes de munições, notadamente, pela Companhia Brasileira de Cartuchos?
Vamos começar com uma lista. Anota aí!
CHOG – Chumbo Ogival
As munições de chumbo ogival são as mais comuns possíveis. Atualmente utilizadas especialmente em munições para treino, de menor preço.
CHOG-TP – Chumbo Ogival Tiro Prático
Você não encontra muita informação sobre esse camarada aqui. Infere-se que seja uma edição de projéteis especialmente voltados ao tiro prático.
CHPP – Chumbo Ponta Plana
Algumas munições, como o 40SW utilizam projéteis com ponta plana como praxe. A versão de chumbo desses projéteis, claro, segue o mesmo formato, reduzindo custos de produção.
CSCV – Chumbo Semi Canto Vivo
Os projéteis de canto vivo (ou semi canto vivo) são importantes para o disparo contra alvos de papel. As suas marcas, nesses alvo, têm bordas bem definidas, facilitando sua aferição
CHCV – Chumbo Canto Vivo
Assim como as munições CSCV as munições de CHCV têm o objetivo de marcar alvos de papel da forma mais definida possível, facilitando sua aferição.
CXPO – Cobre Expansivo Ponta Oca
O Cobre é um material menos denso que o Chumbo, permitindo, portanto, que um projétil de mesmas dimensões, tenha menos peso e, ocasionalmente, mais velocidade. São comercializados pela CBC como “Copper Bullet”.
EXPP – Expansivo Ponta Plana
Estes são projéteis expansivos que mantem sua face plana, como o próprio nome diz. Muitas vezes esse formato é exigido pelas características da munição, outras, uma consequência das adaptações feitas com objetivos distintos.
ETOG – Encamisado Total Ogival
Já ouviu falar em “Full Metal Jacket”? Pois é, tá aí. Esses projéteis são de chumbo revestido, com objetivo de unir características de densidade e dureza de metais diferentes.
EOOG – Encamisado Obturado Ogival
Essa é a nomenclatura utilizada pela CBC para seus projéteis de munições NTA – Non Toxic Ammunition. “Obturar” significa fechar.
EOPP – Encamisado Obturado Ponta Plana
Nada mais são que os projéteis utilizados nas munições NTA, quando seu design exige a ponta plana.
ETPP – Encamisado Total Ponta Plana
Muito comuns para as 40SW e para os projéteis mais pesados de 9x19mm.
EXPO – Expansivo Ponta Oca
Você vai encontrar a designação EXPO para projéteis desde o .32SW até o .357Mag. É o nome genérico para os projéteis expansivos.
ETPT – Encamisado Total Pontiagudo
As ETPT são pontas utilizadas para munições de fuzis, como .223 Rem, 5,56 Nato ou .308. São encamisadas e no formato típico com a ponta mais afinada.
EXPT – Expansivo Pontiagudo
As EXPT são pontas de fuzil expansivas, encontradas em calibres como .223, e .308.
ETPT – Boat Tail – Encamisado Total Pontiagudo Boat Tail
Boat Tail diz respeito ao formato do fundo do projétil, que não cessa abruptamente, mas sim, progressivamente, conferindo melhor aerodinâmica.
HPBT – Hollow Point Boat Tail
Os projéteis Hollow Point Boat Tail são normalmente utilizados em munições muito específicas. A CBC utiliza essa sigla para os calibres .223 Rem, .308 Win e 338 Lapua, exclusivamente.
Polimer Tip
A ponta de polímero é comercializada na CBC, na data em que este artigo é escrito, exclusivamente no calibre .223 Rem. O objetivo é oferecer o primeiro contato do projétil com o seu alvo com um material menos denso e resistente que a jaqueta.
Frangível
Munições frangíveis são munições feitas para o treinamento, que se destroem quando atingem o alvo, evitando ricochete. Comercializada pela CBC nos calibres 9x19mm, 40SW e .223Rem.
M193
M193 é o projétil típico de 5,56x45mm, com 55gr.
SS109
Os SS109 são projéteis de 5,56 com 62gr, adequados a canos com passo de raia de 1:7.
L110
Projéteis de 5,56 com 62gr, traçantes.
TW12
Projétil utiliado na munição High Performance para o 5,56×45. Com 55gr, recomendado para armas com passo de raia de 1:12.
OTM – Open Tip Match
Os projéteis OTM podem ser encontrados, na CBC, para os calibres 5,56×45 e 300BLK. Pesam 77gr e tem o formato Boat Tail.
SAT – Steel Arrow Tip
Os projéteis SAT têm ponta de aço, pesam 62gr e são desenvolvidos para o calibre 5,56x45mm.
IR-Tracer
Os projéteis IR Tracer são fabricados pela CBC nos calibres 5,56x45mm e 7,62x51mm. Eles se destacam por formar um traço visível exclusivamente para os operadores equipados com equipamentos de visão noturna por infra-vermelho.
Considerações finais
E aí, ajudei ou confundi?
Não é fácil, naturalmente, decorar todas essas siglas e nomenclaturas. Mas mantenha esse guia nos seus favoritos, venha conferir quando precisar e, se tiver alguma sugestão ou dúvida, escreva nos comentários.
Muito bom esse material, bem explicativo e simples