O artigo de hoje vai para os instrutores de tiro!
via Papyrus – o Grupo de Estudos da Academia Brasileira de Armas
Konttinen et al (2004) compararam três formas de relação ensino/aprendizagem relacionada ao tiro com rifles. Particioaram do estudo 30 conscritos finlandeses divididos em três grupos – um que recebeu feedback auditivo (AFb), um que recebeu feedback de resultados (KR) e um grupo controle.
Os participantes passaram por um pré-teste, quatro semanas de treinamento, um pós-teste e dois testes de retenção da técnica, utilizando um fuzil SAKO 7,62 NATO. O feedback auditivo consistiu em um sinal sonoro que aumentava a medida que o fuzil se afastava do centro do alvo.
Os autores concluíram que o desempenho de atiradores pode ser aumentado com 4 semanas de treinamento com feedback auditivo.
Nullius in verba
Konttinen, N., Mononen, K., Viitasalo, J., & Mets, T. (2004). The Effects of Augmented Auditory Feedback on Psychomotor Skill Learning in Precision Shooting, Journal of Sport and Exercise Psychology, 26(2), 306-316. Retrieved Jan 8, 2021, from https://journals.humankinetics.com/view/journals/jsep/26/2/article-p306.xml