Se você também se preocupa com a logística de munições em tempos duvidosos, ou se você prefere garantir um estoque grande para pouco a pouco ir consumindo nos treinos, ou ainda, se você precisa estocar munições por um longo período de tempo, a forma de armazenagem deve ser uma preocupação imperativa para que o produto mantenha a qualidade por anos.
Antes de começar
Existem princípios básicos que precisam ser seguidos independente do local ou forma de armazenamento.
É preciso que as suas munições sejam protegidas contra a umidade, contra o manuseio e impactos, contra a luz – notadamente os raios UV – e contra variações de temperatura, além, obviamente, de estarem seguras contra acessos indesejados. Se você consegue pensar em um lugar assim, talvez você nem precise continuar lendo este texto.
Mas se você ainda assim tiver curiosidade, elencamos aqui 7 formas de manter sua munição guardada com a mínima interferência do ambiente externo. Vamos lá!
- Nas caixas originais, dentro do cofre.
Esta nem de longe é a opção mais recomendada para o longo prazo. Especialmente se existe um “abre e fecha” diário ou muito frequente do cofre, permitindo a troca do ar constantemente.
Porém, se você tem um cofre isolado, com tamanho proporcional ao volume de munições – tanto faz se é só um milheiro ou um pallet inteiro -, basta controlar o nível de umidade deste ambiente, fechar as portas e abrir daqui a alguns anos.
Essa solução resolve principalmente os efeitos da luz e da variação da temperatura.
2. Em sacos estanques ou embalados à vácuo
Se você tiver uma seladora a vácuo, fica tudo lindo. Armazene suas munições desta forma e, provavelmente, elas durarão décadas.
Mas, se você, como eu, não faz parte desta comunidade de afortunados proprietários destas engenhocas, existe a irmã mais simples. Sabe aqueles saquinhos Zip Lock? Tire todo o ar que conseguir e lacre o saquinho! Voila!
Lembre-se, o saco estanque resolve apenas o problema da umidade. Faltam os outros 4.
3. Em Tupperware
Ok, se você é homem e vai roubar os potinhos da esposa, tome cuidado. Talvez o risco não valha a pena.
Todavia se você é solteiro, gosta de viver perigosamente ou é mulher, vamos em frente.
Eu coloquei Tupperware no título só pra chamar a atenção, mas isso também serve para potes de maneira geral, como de Whey Protein, achocolatados, NAN, e assim por diante.
Coloque o seu estoque nestes potes, jogue lá dentro, por exemplo, um pouco de Silica Gel, e relaxe.
Essa solução minimiza os efeitos da umidade e, dependendo de como for feita, dos impactos.
4. Nos carregadores extra
Ok, isso não é a realidade da maior parte dos brasileiros, eu sei.
Há quem possa, contudo, ter algumas dezenas de carregadores que são feitos exatamente para comportarem as respectivas munições.
10 carregadores STANAG, originais, podem guardar 300 munições.
Os pontos negativos deste método são que você pode precisar manusear os carregadores, reduzindo os efeitos contra os impactos Além disso, para que o armazenamento seja feito adequadamente, é preciso que os carregadores sejam colocados em local com umidade, luz e temperatura controladas.
5. Nos cunhetes
Essa é uma das alternativas mais sexys do mercado. Deixar sua munição numa grande caixa de madeira? É muito legal.
É importante que a madeira esteja seca e respeitar toda a ordem do nosso gráfico original, provendo segurança contra choques mecânicos e variações de temperatura.
6. Em garrafas pet
Munições pequenas podem ser guardadas em garrafas PET. Essas garrafas permitem um isolamento contra umidade suficiente para conservá-las por longos períodos.
7. Desmontadas!
Provavelmente é mais fácil estocar os insumos separadamente do que munições montadas.
Se você sabe fazer recarga com qualidade isso pode te ajudar bastante.
COnsiderações finais
Faça escolhas inteligentes ao optar por uma forma de estocar munições.
É razoável que você utilize mais de uma forma ou lugar, afinal, não se colocam todos os ovos em uma cesta só.
Considere sempre os 5 pré-requisitos citados na introdução. Você pode utilizá-los, inclusive para nos ajudar a pensar em novas maneiras de estocar nossas munições. Por que não escreve sua maneira preferida nos comentários?
Sobre a embalagem a vácuo, eu utilizo um bom meio termo entre seladora e saquinho ziplock. Existe sacos para guardar alimentos com uma válvula e uma bomba de sucção manual, muito barato e o vácuo realmente não se perde. Busque na internet por “food bag”. Eu utilizo da marca Paramount Plasticos (facilmente encontrada no mercado livre) por algo em torno de R$100,00 o kit inicial (que inclui a bomba) e os sacos adicionais (tamanho grande) por R$10,00 cada